domingo, 16 de outubro de 2016

Como fortalecer os cabelos?



Está com os cabelos fracos? Fininhos? Quebram por pouco? E ainda por cima estão caindo? Quem não gostaria de fortalecer os cabelos, deixando-os saudáveis, lindos e sedosos, não é mesmo?

PUBLICIDADE

Cada mulher tem seu tipo de cabelo: fino, grosso, com pouca ou muita quantidade… Porém, se seu cabelo  andou mudando  e você está notando-o diferente do normal (mais fino, fraco ou sem vida), é necessário investir em alguns cuidados.

Alguns produtos são fundamentais para fortalecer os cabelos e deixá-los com a aparência que você quer. Mas que a verdade seja dita: se você quer cabelos lindos e maravilhosos, normalmente tem que pagar o preço! Isso tanto no sentido material ($$$$) como em tempo e dedicação. Mas saiba também que sua alimentação e estilo de vida também contribuem muito para a qualidade dos fios.

O que causa o enfraquecimento capilar?

 Muitos são os fatores que causam enfraquecimento dos fios e da raiz dos cabelos: pré-disposição genética, uso indevido (ou em excesso) de produtos químicos, alimentação desequilibrada, problemas hormonais,  uso de cosméticos inadequados para o seu tipo de cabelo, além até de algumas doenças.

Para descobrir a causa, é importante consultar um especialista para fazer o diagnóstico e fazer o tratamento adequado.

Dicas para Fortalecer os Cabelos

Hidratação Capilar

Hidratar o cabelo pelo menos uma vez a cada 15 dias é essencial. Essa hidratação pode ser feita em casa mesmo. Para potencializar o resultado, você pode acrescentar junto com seu creme de hidratação: vitaminas, ampolas fortalecedoras, queratina líquida, óleo de Argan, ou até mesmo Bepantol líquido.

Máscara Fortalecedora

Se você está com os cabelos fracos, segue uma receita de máscara caseira com todos os nutrientes que seu cabelo precisa. Fiz um tratamento com essa máscara e tive ótimos resultados no fortalecimento dos fios. Confira o vídeo ensinando a receita:

Para mais detalhes sobre a receita e os ingredientes, veja o post Receita Caseira de Máscara Fortalecedora para os Cabelos.

Boa Higienização

Para fortalecer os cabelos é fundamentallavar os cabelos com eficiência, sempre em água morna, quase fria. Outra dica é usar bons produtos e alternar os shampoos e condicionadores, para não “acostumar” os cabelos cada produto. Jamais durma com os cabelos molhados, afinal, deixá-los umedecidos ajuda na proliferação de fungos e potencializa a queda. Por isso, ao lavar, seque com o secador antes de dormir. Procure usar shampoos fortalecedores que prometem força aos fios.

A proteína de arroz hidrolisada torna o cabelo mais forte. Os emolientes hidratantes como babosa e abacate ajudam a livrá-los de pontas duplas desagradáveis, enquanto a Vitamina B5 e E tornam o cabelo mais forte e saudável. A proteína de soja faz o cabelo mais forte além de torná-lo menos seco e mais flexível, com menos chances de quebra.

Cabelos Quebradiços

Se o seu problema é fios quebradiços e você usa química com frequência, dê um tempo nas progressivas, descolorações e outras químicas fortes. Deixe seu cabelo “respirar”, enquanto faz semanalmente hidratação com um bom creme, acrescentando queratina líquida para fortalecer e reconstruir o fio. Quando o cabelo está fraco ou quebradiço, provavelmente há falta de queratina na sua estrutura.

Alimentação

Se alimentar corretamente traz, claro, benefícios ao corpo em geral. O consumo de vitaminas A e E, ômega 3, nozes, peixes,  legumes, verduras e frutas auxiliam também no cuidado com a pele e cabelos.

Além de uma alimentação adequada, o ideal é fazer uma suplementação com vitaminas e minerais, que vão ajudar muito no fortalecimento dos cabelos. Para conhecer mais sobre o assunto, veja o post Vitaminas e Minerais para os Cabelos.

Plantas que Ajudam no Fortalecimento Capilar

Babosa

babosa possui dezoito aminoácidos essenciais a formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e ainda conta com mais de vinte minerais.

Além de suas propriedades hidratantes, a babosa ainda tem ação regeneradora, curativa, lubrificante, umectante, e nutritiva. A babosa é muito usada para fortalecer os fios de cabelo e tratar a queda; tanto que pode ser encontrada na formulação de vários produtos que possuem essa finalidade.

A babosa pode ser usada com sucesso para tratar a queda dos cabelos ocasionada por diversos motivos, como problemas hormonais, alterações na tireoide, calvície e a utilização de muita química nos cabelos. Além de fortalecer, ela fecha as cutículas e proporciona brilho.

Para saber mais maneira de como usar a babosa, veja o post Receitas com Babosa para sua Pele e Cabelos.

Jaborandi

O jaborandi ajuda na renovação capilar. Sempre foi indicado para fortalecer e evitar queda de cabelo, pois suas propriedades atuam de forma natural no couro cabeludo.   O jaborandi é rico em pilocarpina, substância que age no couro cabeludo estimulando o crescimento e evitando a queda dos fios.

O extrato de jaborandi ativa a circulação sanguínea, o que leva a uma melhor oxigenação e a nutrição das raízes. Assim, estimula o crescimento capilar.

Alecrim

alecrim contém propriedades estimulantes, anti-sépticas, tonificantes, adstringentes e cicatrizantes.  O óleo essencial de alecrim promove o crescimento dos cabelos, e é eficaz no tratamento da caspa, prurido do couro cabeludo e escamosa. Estimula os folículos capilares, e como resultado, o cabelo pode crescer mais e mais forte.

Outras

Alcachofra:  Ajuda no crescimentoAlfavaca: antiqueda e dá brilho;Folha de amora: Ajuda fortalecer;Arnica: fortalece e dá brilho;Avenca: anti-calvice, antiqueda, adianta um capílo, dá brilho;Calêndula: fortalece os cabelos, bom para cabelos secos;Capuchinho: cresce e fortalece;Castanha da índia: queda de cabelo, cabelo fraco, fortalecimento capilar;Cavalinha: tônico capilar;Malva: fortalece os cabelos;Manjerona: escurece e fortalece os cabelos;Salsinha: fortalece e dá brilho;Sálvia: escurece e fortalece;Sândalo: escurece e fortalece;

Tônico Capilar Caseiro para Fortalecimento

Para quem quer um tônico natural, eu fiz um vídeo explicando uma receita de um fortalecedor capilar caseiro a base de plantas.

(para a receita completa veja o post Tônico Capilar Caseiro)

Tratamentos Anti-queda e Fortalecedores

Existem muitos produtos que prometem “acabar” com a queda de cabelo, mas será que funcionam mesmo? Eu mesma já tentei muita coisa e, dependendo da causa da queda, não funciona (meu caso, por exemplo, é genético). Entretanto, mesmo que não funcionem no seu caso, eles ainda assim podem ser muito eficazes para, por exemplo, fortalecer os cabelos.

Tônico Capicilin 20 ml Antiqueda,auxilia no combate e prevenção à queda dos cabelos. Fortalece a raiz, ativa a microcirculação celular. Preserva a beleza e a saúde dos cabelos.Anastim Ducray Loção de Tratamento Anti-queda, Loção que dimui a queda de cabelos, os fortifica, graças a sua combinação de ingredientes ativos que melhoram a micro-circulação do couro cabeludo, fornecendo às células dos bulbos capilares a energia necessária para fortificar o cabelo.Loção Capilar Pilogênio (Araújo,OnofreO  Pilogenio tônico capilar possui em sua composição a tintura de jaborandi, que tem como principal princípio ativo a Pilocarpina, sendo utilizada nas preparações capilares auxiliando na eliminação da caspa deixando sua cabeça mais limpa e  fortalecendo o couro cabeludo.Tônico Éh Tratamento Antiqueda Cabelos Danificados (Onofre)Fortalece a raiz, tornando a fibra capilar mais resistente e saudável. a fórmula verde exclusiva com alcachofra, mix de cereais e vitaminas, fortalece a raiz do cabelo e deixa a fibra capilar mais resistente e saudável.Revitrat Mousse Antiqueda  Dermage(Onofreauxiliar na prevenção e redução da queda capilar, além de estimular o crescimento dos fios e diminuir a oleosidade do couro cabeludo. tivos:  Jaborandi, biotina, cafeína e peptídeos (fatores de crescimento).Amplexe® Loção Antiqueda AdaTina(Beleza na WebÉpoca Cosméticos,AraújoCom uma combinação única de ativos com eficácia comprovada e garantida biodisponibilidade no folículo piloso, Amplexe® Loção reduz em 87% a queda dos cabelos e há um crescimento de 100% de novos fios.Tônico Capilar Farmaervas Extrato de Jaborandi , é um tônico capilar que age no couro cabeludo fortalecendo os fios. Graças à ação reparadora da Proteína de Trigo, hidrata* e nutre* a fibra capilar, deixando o cabelo macio e saudável.Tônico capilar Belo fio Babosa e alecrimFortalece a fibra capilar e auxilia na prevenção da queda.Tônico Equilíbrio Queda Acquaflora(Beleza na WebÉ um sistema de tratamento progressivo, auxilia na restauração do volume e a vitalidade dos cabelos. Previne a queda, e estimula o crescimento dos fios. Cuidado e saúde que traz equilíbrio a seus cabelos.Loção Fito ativa Anti queda Adcos:Para atenuar a queda capilar pela ação estimulante e tonificante para recuperação das estruturas do folículo piloso. Estimula o crescimento capilar, aumenta o brilho, maciez e volume.Fonte: beleza e Saude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOUCURA,LOUCURA VENHA CONFERIR!

Loucura, Loucura! 😨 vai ter promoção você fazendo uma PROGRESSIVA MATIZADORA e PROGRESSIVA NATURAL  você ganha um tratamento de BOTOX . Age...